Itabuna, Jorge Amado e Cacau sob o olhar da arte de Conceição Poetela
A artista plástica Conceição Portela realiza, no foyer da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), a partir da quinta-feira (24), a exposição “Jorge: amado cacau”, de peças em cerâmica e tela. A exposição integra as comemorações da cidade nas comemorações dos 104 anos de sua emancipação política.
A artista explica que, na exposição, ela explora, nas peças, o viés artístico do fruto símbolo da região e da cidade de Itabuna, o cacau, além de associá-lo à outros elementos identitários, tais como o Rio Cachoeira e a figura do escritor Jorge Amado, filho da terra. “Tödos esses elementos estão interligados. No Dia da Cidade, temos que fazer essas homenagens, o cacau é uma fruta linda!”, disse. A exposição acontece em parceria com a FICC.
Sobre a instituição cultural, a expositora disse ainda que “a fundação está em movimento”. Segundo ela, a FICC está fazendo muitas coisas boas para Itabuna e que ela teve o impulso de propor o projeto da exposição, a rogo dessa movimentação cultural que se estabelece atualmente no município. “Eu fui até a FICC, levei o meu projeto, que foi muito bem aceito, vai ser concretizado de jeito que eu gostaria que fosse feito, e isso permitirá que façamos uma exposição muito bonita”, ratificou a artista. A exposição se inicia no dia 24 de julho, com abertura às 19hs, e segue até o fim do mês, dia 31.